Início

Enem: Bilynskyj pede convocação de ministro por perguntas com viés ideológico

Parlamentar solitou ainda que Camilo Santana fosse convocado para esclarecer comercialização de relatórios contendo informações de acesso restrito

 

O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou, nesta segunda-feira (6), dois pedidos de convocação do ministro Camilo Santana (Educação). Os motivos são o uso de perguntas com viés ideológicos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a venda de relatórios de escolas no Enem com dados obtidos em sala de acesso restrito do MEC. 

 

Em prova do Enem realizada neste final de semana, foram apresentadas aos candidatos questões que atacavam o capitalismo e o agronegócio. “Vemos o Enem voltando a ser aquilo que já foi no passado, uma ferramente de doutrinação ideológica e que em vez de se preocupar em avaliar o conhecimento técnico do candidato, preocupa-se em espalhar ideologia esquerdista”, afirmou Bilynskyj. 

 

Outro ponto atacado pelo parlamentar foi a veiculação, pela imprensa, de notícias que relatam que uma empresa teve acesso autorizado aos dados Enem em uma sala segura do Ministério da Educação (MEC) e está vendendo  informações para escolas e pais na internet. Os dados seriam restritos. “Precisamos esclarecer o que aconteceu e fiscalizar quem foi beneficiado com esta medida”, justificou o deputado. 

 

Os pedidos agora serão apreciados pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

 

Assessoria de Comunicação do deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj