Início

Aprovada emenda de Bilynskyj que garante R$ 600 milhões para combate ao tráfico de drogas

Texto, aprovado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara, aumenta recursos do setor e combate descaso de Governo Lula com a comercialização ilegal de cocaína e maconha

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, hoje (21), emenda de Paulo Bilynskyj (PL-SP) que ajusta o texto do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), em tramitação no Congresso, e determina um aumento de R$ 600 milhões no orçamento do Ministério da Justiça em ações voltadas à prevenção e combate ao tráfico de drogas.

De acordo com Bilynskyj, o intuito da emenda é fomentar projetos e ações que melhorem os programas nacionais de prevenção à comercialização ilegal de drogas. “O descaso que vemos sob a gestão de Flávio Dino no combate ao tráfico de drogas não pode continuar. Essa verba será fundamental para retomarmos índices positivos atingidos na gestão Jair Bolsonaro”, afirmou.

O volume de apreensões de maconha e cocaína no Brasil teve uma queda brusca no governo Lula, de acordo com o portal Metrópoles. Levando em conta as apreensões feitas pela Polícia Federal, a redução no volume de maconha tirada de circulação foi quase 40%. Já em relação à cocaína, a queda foi de 37,1%.

Os números da Policia Rodoviária Federal também escancaram as falhas Dino à frente do Ministério da Justiça. O volume de cocaína apreendida, por exemplo, foi 20% menor que em 2022.

O PLOA 2024 ainda está sendo avaliado pela Comissão Mista de Orçamento da Câmara, onde poderá sofrer alterações, e deverá ser aprovado até o final do ano.


Assessoria de Comunicação do deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj